Se Deus diz que é único, então não há Deus cristão, Deus islâmico, Deus judeu ou Deus japonês. Se Deus é absoluto, então não há Deus superior ou inferior. Não há certo ou errado. Único e absoluto significa isso. Deus é Deus. O único Deus absoluto transcende tudo e é indistinguível. Na verdade, ele é vazio. Porque ele é vazio, há substância. No início, os fenômenos não têm significado. Porque não têm significado, são verdadeiros.
Forma é vazio. Vazio é forma.
No início, a substância não tem nome. As pessoas dão nomes a ela. Quando ela tem um nome, a substância se perde e o nome representa a forma.
Deus não tem nome. Porque ele é único e absoluto.
Neste mundo, não há seres imperfeitos. Uma vez que se faz distinções, não há mais seres perfeitos. Uma vez que não há mais seres perfeitos, a palavra “perfeito” ganha significado. No final, não há perfeição nem imperfeição. Para os nobres da paz, os acontecimentos na Europa não existem. Um amigo sem notícias vive apenas na memória. No final, o ser humano não pode sair de seu próprio mundo. O que acontece no fim deste universo permanece pura especulação.
No início, não há nem cima nem baixo. Nem nobreza nem vileza. Nem bem nem mal. Nem comprimento nem brevidade. Nem beleza nem feiura. Nem altura nem profundidade. Nem riqueza nem pobreza. Essas são coisas criadas pela percepção humana. Mas uma vez que o ser humano as cria, elas se tornam realidade.
O ser humano pressente sua própria morte, mas não a conhece. O eu jovem existe apenas na memória. A velhice é apenas uma premonição. A única coisa certa é o eu atual. Apenas o mundo que vejo agora.
Para as pessoas que vivem em zonas de guerra, a zona de guerra é a realidade. Para as pessoas que vivem em um país pacífico, o cotidiano pacífico é a realidade.
Para as pessoas ricas, a vida luxuosa é a realidade. Para as pessoas que sofrem de fome, a fome é a realidade.
O eu de dez anos atrás é o eu de dez anos atrás, e o eu de dez anos depois é o eu de dez anos depois. Agora eu vivo e penso sobre o eu atual. Agora nascido, agora morrendo.
Não há outro caminho senão começar agora.
Não tenho memória do meu nascimento. Quando percebi, estava vivo.
Então, não há outra escolha senão viver este dia, este momento, da melhor maneira possível. Vamos pensar em viver este momento. Qual é a melhor maneira de viver para mim agora? Não faz sentido se preocupar com o futuro ou se arrepender do passado e se preocupar agora.
Quando se vê com olhos claros, a verdade deste mundo se torna vagamente visível. Se negar o desejo, não pode desfrutar da vida, e se afundar no desejo, perde-se a si mesmo.
Deus é esperança. Ele mostra o caminho para a felicidade.
Por que as pessoas não desejam a felicidade? Por que não se esforçam para ser felizes? Por que desistem? Deus é esperança. Se desejar, ele guiará você.
Se você acredita, então acredite no único Deus absoluto. Apenas esvazie seu coração e acredite sem pensamentos.
Quando as pessoas são felizes, desprezam Deus. Quando são infelizes, amaldiçoam Deus.
Mas Deus é Deus. Aqueles que precisam de Deus são os seres humanos, Deus não precisa dos seres humanos.
Porque Deus não exige nada, o que Deus dá é graça. Deus não espera nada em troca.
Os seres humanos são mantidos vivos por Deus. Mas Deus existe por seu próprio poder. Os seres humanos não mantêm Deus vivo.